Os montantes apresentados destinam-se a clientes autónomos e incluem apenas o nível de serviços regulares.
Substituir Mário Mourão na Presidência do Conselho de Administração da Pinheiro Manso - Residência Sénior não é fácil, pois foi o Mário Mourão a “alma“ da construção desta maravilhosa obra.
Não é fácil, mas é um desafio estimulante…
Como escreveu Mário Mourão, “o envelhecimento é o caminho inexorável da vida…” e, como alguém afirmou, “a alternativa é muito má…” pelo que é nossa obrigação retardá-la.
Felizmente, a longevidade tem aumentado em todo o mundo ocidental e mais desenvolvido social e economicamente…
As condições de vida, a assistência médica e medicamentosa, em suma, a ciência tem para isso contribuído…
Mas essa longevidade obriga a sociedade a estruturar-se de forma a corresponder e responder a novas necessidades sociais.
O modo de vida e a alteração dos perfis familiares na sociedade traduz-se numa menor orientação para a família, existindo menos cuidadores familiares disponíveis.
Não é mais possível exigir aos filhos que tomem conta dos pais…
É necessário encontrar formas de proteger e satisfazer os direitos dos idosos, refletir sobre as necessidades específicas dos mais velhos e sobre a tipologia de cuidados a prestar-lhes, em particular em idades mais avançadas e nas situações que apresentam maior grau de dependência e de vulnerabilidade…
É nessa perspetiva que a Pinheiro Manso - Residência Sénior surge com infraestruturas adaptadas às especificidades de quem chegou a um momento da vida em que necessita de atenção e de apoio redobrado.
O acesso privilegiado a cuidados orientados para promover o bem-estar e para minimizar as limitações decorrentes do envelhecimento é a nossa grande mais-valia.
A Pinheiro Manso assume, claramente, a diferenciação, demarcando-se da concorrência.
Na nossa Instituição, a equipa multidisciplinar, composta por profissionais conhecedores das problemáticas do sénior e oriundos das mais variadas áreas, não monitoriza pessoas, antes acompanha-as e proporciona-lhes toda a assistência necessária. Desta forma, os Residentes têm toda a liberdade para participar apenas nas atividades pretendidas.
Cada Residente é livre de manter um estilo de vida próprio, em cultivar diferentes tipos de ocupação e de lazer e, sobretudo, em antecipar as suas opções pelos serviços que pretenda vir a usufruir, quando atingir um estado de maior dependência, e de participar na escolha do seu próprio futuro.
Atente-se, no entanto, que viver em comunidade e em partilha é uma das formas de reduzir a solidão, mas que a qualidade de vida passa, sem dúvida, pelo convívio social em todas as fases da vida, da infância à terceira idade.
Por último, faço minhas as sábias palavras de Mário Mourão…
Consciente da enorme importância que os Residentes têm na Pinheiro Manso – Residência Sénior, reafirmo a gratidão a todos aqueles que concederam um voto de confiança a este projeto, ao aceitar fazer parte integrante desta grande FAMÍLIA, que é, e sempre será, a Pinheiro Manso – Residência Sénior.
Juntos e com enorme carinho e esperança, continuaremos a promover o bem-estar dos Residentes da Pinheiro Manso - Residência Sénior.
Assim o prometo…, assim Deus me ajude!
Firmino Marques